Exposição “Márcias da Vida”

EXPOSIÇÃO” MÁRCIAS DA VIDA” RETRATA A BELEZA DE MULHERES QUE ENFRENTARAM O CÂNCER DE MAMA

Força, beleza e esperança em meio às adversidades. Foi essa a mensagem repassada para quem visitou o Teresina Shopping no mês de outubro. Em um dos principais corredores do local, a exposição “Márcias da Vida” reforçou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no enfrentamento ao câncer de mama, que anualmente vitimas milhares de mulheres em todo o mundo.

Sob as lentes da fotógrafa Rossana Sulzer o público pode conferir um pouco da história de 15 mulheres que enfrentaram o câncer de mama. A sensibilidade da artista retratou histórias emocionantes de superação e coragem, como a de Vanessa, que descobriu o câncer aos 29 anos, e hoje, aos 37, livre da doença, apoia a iniciativa: “acho maravilhoso poder mostrar para todos como o câncer pode ser superado e como hoje, depois de tudo o que enfrentei, estou saudável e de bem com a vida. O câncer não é o fim”.

Entre outros sorrisos que estampam a exposição, está o da engenheira ambiental Balbina, que teve câncer aos 49 anos de idade. A rotina atribulada de trabalho foi bruscamente interrompida para a dedicação ao tratamento. Hoje, curada, Balbina diz que a doença a fez enxergar a vida de outra maneira, com mais leveza. Como descrito na própria exposição, para ela “viver é uma forma audaciosa de lutar por uma causa”.

Em todas as fotografias, testemunhos de coragem e fé até no que se acreditava ser impossível. Foi assim com Osmarina, que detectou o câncer aos 36 anos de idade. Para ela, além da saúde, a doença colocou em risco o sonho de ser mãe. No entanto, após o fim do tratamento, contrariando todas as estatísticas, Osmarina engravidou naturalmente com quase 40 anos de idade. Para ela, que exala felicidade na foto exposta, isso é a prova de que com coragem e fé em Deus, todas as tribulações podem ser vencidas e nem a cura nem qualquer sonho é impossível.